domingo, 21 de março de 2010

A mulher pecadora, imagem de nós todos!


Pobre mulher! Surpreendida em adultério, usada como meio para desmoralizar Jesus. Penso nesta mulher e seu sofrimento. Pecadora? Sem dúvida: Jesus disse com todas as letras que ela deve mudar de vida. Não a condenou, mas foi claro e sem meios termos.
Mas, essa mulher (por mais que alguém nunca tenha cometido nenhum adultério na vida!) é um pouco imagem de cada um de nós. Todo pecado é um tipo de adultério, pois traímos Deus, nosso esposo, esposo de nossas almas.
Por isso, aqueles carinhas cheios de si e de presunção, gente que se achava, e por isso, puseram Jesus a prova. Se Jesus dissesse que deveriam jogar todas as pedras na adúltera, eles diriam: "Cadê o Mestre misericordioso, que come com os pecadores?" Se ele dissesse que eles não deveriam apredrejar, então, Jesus estaria infringindo a lei de Moisés.
Mas, a resposta é triturante, inoxidável: "Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra". É isso mesmo, atire a primeira pedra e as outras pedras também. Mas, aqueles homens, em sua hipocrisia e falsidade, eram os atores de um teatrinho tétrico e ridículo. Representavam, mas não eram! Sacou? Máscaras e máscaras. Porém, elas não impedem Jesus enxergar o verdadeiro rosto que as máscaras escondem. Ninguém representa diante de Deus pois ele vê a verdade de cada pessoa.
Antes disso, o Evangelho disse que Jesus escrevia com dedo por terra. Que escrevia? palavras de vida eterna, com o seu Espírito no chão de nossa vida. Não mais em tábuas ou papéis, mas em nossas consciências, em nossos corações!
Bem, é isso. Deus nos ajude a nunca representar, mas ser intensamente! Deus nos ampare para nunca julgar ou condenar, mas ajudar, promover, tirar da escuridão e do erro.
A bênção e o abraço fraterno do Padre.

Nenhum comentário:

Leia também:

Related Posts with Thumbnails