sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Uma flor no jardim do Senhor: Margarida






Não fique impressionado, caro filoteu, mas essa flor é demais. Não estou exagerando!





Era uma garota comum, mas Jesus teve para com ela uma predileção toda particular. Foi tomando-a para Si. E ela não teve como escapar deste amor gigantesco que dela tomou posse. O nome dela (desta flor) é Margarida Maria. Viveu na França durante o século XVI. No convento, fez progressos muito particulares e Nosso Senhor falou muitas vezes com ela. Numa dessas vezes convidou-a para realizar uma ação de reparação pelos pecados da humanidade. Mostrou para ela o seu Sagrado Coração. Naquele tempo, além dos pecados, as pessoas tinham uma relação com Deus toda cheia de dedos, ou seja, marcada por medos, terrores de tudo quanto é tipo.





Ora, Margarida ajudou as pessoas a entender que, ao mostrar seu Sagrado Coração, Jesus deu a entender à sua amiga que as pessoas deveriam ter para com Ele muita confiança e um amor sincero, roxo, total. Ele é amigo, não é patrão. Ele é Senhor, não um carrasco. Ele é Deus e não um ídolo. Ele é Amor e sua justiça se expressa no respeito à liberdade de todos. Se Ele pressiona, purifica, poda, tira, arranca, alerta, dá umas cacetadas bem dadas, ah, caro brother, não se assuste: Ele só quer o maior bem de quem é alvo do seu amor. "Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus" (Rm 8, 28). Por isso, quem se encarregar de amar a Deus com todo o coração, então, só tem lucro, o que acontece vem somar e nunca dividir ou diminuir.





Quem te fala é a Margarida:





"Este Coração divino é oceano de todos os bens. Nele precisam os pobres mergulhar todas as suas necessidades. É oceano de alegria, onde temos de mergulhar todas as nossas tristezas. é abismo de humildade contra nossa loucura, abismo de misericórdia para os miseráveis, abismo de amor para as nossas indigências".

Segundo Margarida, do Coração de Jesus brotam dois três rios: um da misericórdia para os pecadores, outro é de caridade para os sofredores (em especial os que estão se esforçando para serem melhores -aquela turma que rala duro para fazer o que Deus quer). O outro é amor e luz que ilumina e fortalece os perfeitos amigos de Jesus os quais deverão buscar sempre mais a Sua glória. Fantástico não é? Que riqueza! Tudo isso é arrasantemente triturante.

Ela dá um conselho final:



"Acima de tudo, porém guardai a paz do coração que supera todos os tesouros. Para guardá-la, nada melhor que renunciar à própria vontade e colocar a vontade do divino Coração no lugar da nossa, de modo que ela realize em nosso nome o que redunda em sua glória. E nós, felizes, nos submetemos a ele, com absoluta confiança".

Mas, atenção, fique antenado com uma observação que a santa nos dá a respeito deste coração cujas pulsações ela bem conhecia: "Pois o Sagrado Coração é fonte inexaurível, que somente quer difundir-se pelos corações humildes, a fim de que estejam livres e prontos a viver sua vida em conformidade com seu beneplácito". Olha lá, a coisa é bem arrochante: é preciso ter humildade. Sem ela não é possível receber as difusões do Coração Sagrado. Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso!"

Que Jesus te esconda no Seu Divino Coração, Coração humaníssimo também e te faça feliz. Coração na Bíblia é a sede das decisões. E Deus que é Amor se decidiu a amar.

Um abraço pra você.

PS: (Se vc quiser dar uma olhadinha no outro blog, mais formativo, o endereço é http://filoteus.blogspot.com/): lá eu tenho uma formação que estou postando (ao menos vez por outra).

Nenhum comentário:

Leia também:

Related Posts with Thumbnails