sexta-feira, 4 de março de 2011

Um adolescente faminto e sedento de santidade!

Oi filoteu!

Na postagem passada falei de um jovem santo, o bem-aventurado Pier Giorgio Frassati. Hoje, falarei sobre um adolescente: Domingos Sávio. Amou muito Nosso Senhor. No rastro da reflexão "Bem-aventurados os famintos e sedentos de justiça" (Mt 5, 6). Faminto e sedento significa que, sua necessidade natural, sua irresistível vontade é satisfazer suas carências, neste caso, de comida e bebida. Ora, Jesus diz com isso que se o seu seguidor tiver tanta sede e fome de santidade quanto tem de comida e bebida esse será saciado, ou seja, Deus atenderá tão belo e necessário desejo. Ser justo na Bíblia significa ser santo.
Voltemos ao Domingos. Pois bem, filoteu, ele nasceu na Itália, no século XIX. Esse garoto, aos sete anos fez a primeira comunhão e fez para se preparar para tão desejado encontro com Jesus Eucarístico, os seguintes propósitos:
1. Receberei com frequência os sacramentos da Eucaristia e da Penitência
2. Santificarei os domingos
3. Meus amigos serão Jesus e Maria
4. Antes morrer do que pecar.
Um garoto de 7 anos se comprometeu com esse projeto exigente, santificador, altamente cristão. Sei lá, fiquei pensando como é possível isso. Ele era um menino! Mas, como é que Deus tem o poder de fazer seus amigos quem a gente menos pensa. E Domingos topou a parada, não teve medo, confiou em Nosso Senhor e se lançou nessa.
Quando o Papa Pio IX proclamou em 1854 o dogma da Imaculada Conceição de Maria, o Domingos consagrou-se a Nossa Senhora e renovou os propósitos que fizera na primeira comunhão. Seu grande mestre e educador foi outro santo, João Bosco. Esse padre, apaixonado pela evangelização e promoção da juventude, fez um sermão e falou sobre a santidade. Dessa pregação o pequeno Domingos Sávio fez o seguinte programa de vida:
1. É vontade de Deus que todos nós sejamos santos
2. é muito fácil ser santo
3. há um grande prêmio no céu para os que se santificam.
São João Bosco ensinou a Domingos que para ser santo, mais que sacrifícios corporais ele deveria se empenhar seriamente em viver alegre e em cumprir os próprios deveres de estudo e piedade.
O nosso garoto foi amigo dos seus colegas e a todos ajudava a serem melhores, aproximando-os de Deus. Noutras palavras, ele evangelizava. Daí nasceu a "Companhia da Imaculada", cujo objetivo era fazer todo o bem que se podia aos outros, dar bons exemplos, vivendo a caridade, a piedade e ocupando bem o tempo. Tudo isso levava a um só objetivo: ajudar os colegas e viver na graça de Deus".
O papa Pio XII canonizou Domingos Sávio em 1954, ou seja, afirmou publicamente na sua autoridade de sucessor de Pedro que aquele adolescente é um santo. Merece ser imitado e venerado como tal. Eis um adolescente amigo de Jesus e Maria, pode ser teu amigo, pode iluminar de algum modo o teu chamado a que sejas também tu, um santo, um amigo de Deus. Curioso: Domingos disse em seus propósitos que era fácil ser santo! E por qual razão? O amor, dizia São João da Cruz, não cansa, nem se cansa. Quando se ama, tudo se torna mais leve e a caminhada avança com certa rapidez e sem vacilos. Deixo esse exemplo de um sedento e faminto de justiça que Deus alimentou e saciou.
Um abraço e bênção para ti! Que Deus te faça santo!

Nenhum comentário:

Leia também:

Related Posts with Thumbnails