domingo, 2 de janeiro de 2011

O filho de Maria assume a missão de Maria

   Voltamos a falar do mistério da Mãe de Deus, mistério da maternidade divina de Maria. Estamos diante de um cenário sublime e de uma simplicidade desconcertante: o rei veio e permaneceu entre nós, em meio a gente humilde e de coração aberto. Não foi no palácio dos reis que ele quis estar, nem nas garbosas moradas dos nobres, nem em meio aos endinheirados cidadãos. Não haviam políticos influentes, nem madames da sociedade, nem gente famosa ou da badalação de Jerusalém, ou de Roma ou de Alexandria (é como se fossem Paris, São Paulo ou Nova York). Pois é Filoteu, foi lá na gruta e junto dele estavam: Maria, aquela pobre garota, o carpinteiro José, gente muito boa e aqueles pastores que tinham lá seus defeitos e para a sociedade de então, eram pobres, bem pobres. Noutras palavras, digamos, gente desprezível!
   Volto a Maria: Ela o colocou numa manjedoura. Li os comentários do Fr. Patrício e fiquei edificado com o que ele escreveu. Comentando a razão pela qual Maria colocou o Menino Jesus na Manjedoura, li que Nossa Senhora assim o fez para dar a entender que o Menino não é posse dela, mas Ele, o Divino Menino pertence à comunidade. Não o quis só pra si, mas o partilhou conosco, Ele é o Deus conosco, o Jesus com a gente! Legal, não é? Impressionante e consolador, comprometedor e envolvente.
    Logo que ouviram falar do Menino, os pastores foram às pressas (Lc 2, 16). Pois é, quem deseja e quem ama não pode esperar. Não pode andar devagar quem vive a expectativa do encontro. Lembro naqueles filmes românticos quando a fulana corre para os braços do seu querido amor. Bem, aqui, mais que sentimentalismos ou melosidades do gênero, é correr para encontrar O Rei, O Senhor, o Todo-Poderoso, encondido no frágil bebê. E tu, tens pressa para encontrar o Senhor? És um enrolado, embaçado para rezar, fazer a reflexão com a Palavra de Deus? E a adoração eucarística? E o retiro pessoal? E o terço? E o serviço evangelizador? E a vida fraterna? E o cumprimento dos teus deveres? E a vivência da tua Missão? Esses são caminhos através dos quais medes tua pressa, tua prontidão, ou tua lentidão e enrolação para ir ao encontro do Messias que chegou e contigo veio estar.
   Imaginaste que a Manjedoura é imagem do teu coração? Não foi no palácio dos "perfeitos", dos "super-heróis" ou nos "doutores e mestres" cheios de si. Não foi na fortaleza dos poderosos e influentes. Foi no coração dos simples, dos pobres, dos pequenos. Pobres também porque são pecadores, mas não se desesperam nos próprios pecados. Nem muito menos ficam resignados neles, sem fazer nada para mudar de vida!  São pobres porque ainda percebem uma imensa distância entre o que são e o que devem ser. Mas seguem, prosseguem e crescem com as dificuldades e obstáculos. Esperam em Deus e fazem o que lhe for possível.
   "Os pastores contaram o que lhes fora dito sobre o Menino" (Lc 2, 17). Isso mesmo. Contaram tudo. Ou seja, falaram dessa boa notícia que é Jesus. Noutras palavras: Evangelizaram! Não contaram pipoca, não se enrolaram. Tu te lembras daquela velhinha de 84 anos, a velha Ana, uma profetiza que vivia no templo e servia o Senhor com jejuns e orações? Pois bem, quando ela viu o Menino que estava no templo, louvou a Deus e falou do Menino a todos os que esperavam a salvação de Israel (Lc 2, 36-38).  São Beda, o Venerável, presbítero e monge que viveu no século VIII, diz que "Quem conhece o Senhor e é negligente em proclamar sua grandeza e santificar o seu nome, será considerado o menor no Reino dos Céus (Mt 5, 19)".
    E Maria? Voltemos a Ela, pois é bom nunca dela se afastar, a Virgem,  ante tudo isso, "conservava cuidadosa-mente todos estes acontecimentos e os meditava em seu coração" (Lc 2, 19). Nunca será demais lembrar essa afirmação de Lucas. Como sabes, o coração é a sede das decisões. O que interessa e o que vale, não são os sentimentos, ou as boas idéais ou os bonitos projetos. Não são apenas as boas palavras, etc. O que conta e faz a diferença são as decisões, traduzidas em atitudes! Já pensaste? Tens consciência disso?
    Volta ou entra na tua Belém, meu brother e mergulha fundo nessa verdade profunda: O pequeno grande está dentro de ti. Vive como Maria, vive como José, vive como os pastores e acolhe esse dom único, esse amigo inseparável e fiel, deixa-te iluminar por essa luz. São João nos diz: "Veio para o que era seu e os seus não o receberam" (J0 1, 11). São Lucas nos diz que não havia lugar para eles na estalagem (Lc 2, 7). E no teu coração tem lugar?
    Mais uma vez Maria: Ela é ícone para todo evangelizador. Recebeu a Palavra que nela se fez carne. Olha Filoteu, direi uma palavra bombástica, revolucionária. És chamado a ser mãe de Deus. Se és uma mulher, dirás: como é possível? Não sou Maria. Se és um homem me dirás: doidice! Padre, você bebe pinga?  KKKK. Bem, além da brincadeira, fica tranquilo e digo que quem acolhe a Palavra no seu coração, torna-se Mãe de Deus para dá-lo na evangelização. Deus quer isso de ti. Queres uma prova? "Jesus respondeu àquele que o avisou: 'Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?' E apontando para os discípulos com a mão, disse: 'Aqui estão a minha mãe e meus irmãos, porque aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos Céus, esse é meu irmão, irmã e mãe" (Mt 12, 46-50). Jesus, longe de desprezar sua Mãe, a elogiou, pois foi Ela a mais fiel colaboradora com o plano de salvação. Sim, filoteu, foi Ela. E os que são como Ela haverão de viver aquele mais denso propósito cristão que foi expresso pela grande Senhora: "Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!" (Lc 1, 38). A esse propósito, transcrevo uma reflexão feita por Santo Ambrósio, bispo e doutor da Igreja, um dos grandes santos padres da Igreja latina que viveu no século IV:
   "Felizes sois também vós, que ouvistes e acreditastes, pois toda alma que possui a fé concebe e dá à luz a Palavra de Deus e conhece suas obras. Esteja em cada um de vós a alma de Maria para engrandecer o Senhor; em cada um esteja o espírito de Maria para exultar em Deus. Embora segundo a natureza haja uma só Mãe do Cristo, segundo a fé o Cristo é fruto de todos; pois toda alma recebe o Verbo de Deus desde que, sem mancha e libertada do pecado, guarda a castidade com inteira pureza" (Da exposição sobre o Evangelho de Lucas, de Santo Ambrósio, bispo).
   Comentando o Salmo 32, Santo Agostinho ao citar o trecho "Dos céus o Senhor olhou; viu todos os filhos dos homens. Do lugar de sua morada ele observa os habitantes da terra" (versículos 13 e 14), o santo afirma: "Ele nos viu através dos apóstolos, viu-nos através dos pregadores da verdade, viu-nos através dos anjos que nos enviou. Todos eles são sua casa, todos sua habitação, porque todos são céus que narram a glória de Deus". Imagina só, Filoteu, Deus vê o mundo através dos teus olhos! Deus quer evangelizar através de tuas palavras! Deus quer ouvir os teus irmãos com teus ouvidos! Deus quer amar as pessoas através do teu coração! 
   Eis tua vocação: ser Maria, a Mãe de Deus. Tua vocação: ser os céus que narram a glória de Deus!
   Sentes que tua fraqueza te deixa muito aquém daquilo que tão elevado chamado significa e comporta? Não tenhas medo. A graça de Deus e o auxílio de Maria nunca te faltarão e se tu quiseres, mas se tu quiseres de de verdade, então fica sabendo que verás a glória de Deus brilhar. E como!
    Já vejo com alegria tantos filoteus coroados de felicidade por tão grande meta atingida! Chegarás!
     Um abraço e a minha bênção.
     Pe. Marcos.  

Nenhum comentário:

Leia também:

Related Posts with Thumbnails