quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Twitter: uma utilidade da comunicação ou lixo na web?


A tecnologia usada para se comunicar tem seu devido lugar, e carece ser bem usada: nem demais, nem de menos! Quando a máquina vai substituindo gradativa ou até repentinamente a possibilidade de relacionamentos e quando a exposição da vida de alguém ultrapassa demasiadamente os limites tênues entre o privado e o público, então, cabe uma reflexão. A internet é mais um destes meios, criação humana. Diga-se de passagem, fantástica, maravilhosa. Trás consigo um potencial imenso de viabilizar a comunicação e fornecer informações, até mesmo em tempo real. Por isso mesmo a Igreja declara:


“Uma vez que o anúncio da Boa Nova às pessoas formadas por uma cultura dos mass media exige uma cuidadosa atenção às características singulares dos próprios meios de comunicação, actualmente a Igreja precisa de compreender a Internet. Isto é necessário a fim de que ela possa comunicar-se eficazmente com os indivíduos — de modo especial com os jovens — que se encontram mergulhados na experiência desta nova tecnologia, e também em ordem a fazer bom uso da mesma”[1].


A aldeia global está em todo computador conectado. Certamente, globaliza o bem, como também o mal. Em suma, depende como é usada. E com ela, veio à luz o Twitter. Seu lema é “"What are you doing right now?" ("O que está fazendo agora?"). O Twitter “é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets")”. “Micro-blogging é uma forma de publicação de blog que permite aos usuários que façam atualizações breves de texto (geralmente com menos de 200 caracteres) e publicá-las para que sejam vistas publicamente ou apenas por um grupo restrito escolhido pelo usuário”[2]. No Brasil, pouca gente associa a ferramenta ao uso corporativo ou em prol de algo útil. A proposta básica do Twitter é informar à sua rede de “seguidores” o que você está fazendo neste momento. Mas, diminuamos a marcha: o santo é de barro, a não ser para quem tenha um mórbido desejo de saber dos detalhes da vida íntima de qualquer um (o privado parece que deixou de existir em alguns casos: será que é carência afetiva?). E ainda gera um terrível volume de lixo eletrônico na rede mundial. É bom lembrar que todo esse lixo deixa a conexão mais lenta e faz com que se pague mais pela energia elétrica consumida – ou que outros pagam; é bom não esquecer que entra em cena a questão ambiental e por aí vamos.


Do ponto de vista do trabalho, a coisa muda de figura: “seguidores” que, atuando na mesma área profissional – ou em áreas afins e correlatas – podem ser mantidos a par dos rumos profissionais que alguém está tomando. Longe de ser oportunismo, todo mundo que trabalha precisa de fornecedores e parceiros bons e confiáveis, além de extremamente competentes e em constante crescimento e atualização. Será importante não perder tempo, aprender, colher informações, cultivar experiências. Comandadas por homens e mulheres extremamente inteligentes em suas áreas profissionais, as grandes empresas têm aprendido algo simples: a internet não é ambiente para que se proliferem pedófilos, emos, pseudo-reacionários-sem-causa e adolescentezinhos imaturos falando mal de seus pais. É uma ferramenta fantástica, pronta a servir-nos em nosso bem maior: nosso avanço científico, corporativo, intelectual religioso e moral. O Twitter também tem sido constantemente utilizado por grandes empresas para a divulgação de suas marcas, através de constantes atualizações, sempre ligando o "consumidor" a uma página onde possa encontrar mais informações sobre o serviço ou produto oferecido. Além disso, o Twitter tem se mostrado um ótimo instrumento para o fortalecimento das marcas no ambiente virtual, pois agrega seguidores que recebem as atualizações enviadas pelas empresas, porém ainda é uma ferramenta que deve ser melhor explorada para esse fim. Imagine só, se a divulgação do Evangelho passa a ser realizada através de um instrumento como esse? Formações, iniciativas educativas, momentos de oração, aconselhamentos, pregações, homilias, e etc. Em um mundo onde as pessoas têm essa necessidade um tanto exagerada e até morbosa de falar de si e expor sua intimidade, levar com insistência a mensagem de Cristo pode ser uma sacada de mestre. Jamais deveríamos exprimir na internet nada que não diríamos pessoalmente a alguém. E se, pessoal ou comunitariamente falaríamos da mais importante notícia, a boa notícia, a grande notícia,sem dúvida podemos e devemos repassá-la através do twitter. Ainda sobre a Igreja e a internet, o Pontifício Conselho para as comunicações sociais enfatiza:


“ ... os grupos ligados à Igreja deveriam estar activamente presentes na Internet; além disso, os indivíduos e os grupos não oficiais, bem intencionados e rectamente informados, que agem por sua própria iniciativa, são também encorajados a estar presentes na Internet”[3].


O Twitter, invadido por brasileiros despreparados, apenas reflete a falta de preparo da maioria dos nossos usuários em lidar com a tecnologia para um fim útil e maior. Que os Twitters, Orkuts, MySpaces, sirvam a algo maior. Não é necessário abolir a informalidade, a espontaneidade, tampouco o lazer. Entretanto, há algo muito mais interessante do que o recheio dos seus sanduíches para postar no Twitter…; educar para um uso inteligente e produtivo, e por que não dizer, salvífico desta parafernália tecnológica é sempre algo irrenunciável para os cristãos, ante os seus jovens também chamados a ser discípulos do Senhor Jesus!


[1] PONTIFÍCIO CONSELHO PARA AS COMUNICAÇÕES SOCIAIS, Igreja e internet, n. 5 in http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/pccs/documents/rc_pc_pccs_doc_20020228_church-internet_po.html, acesso em 28/outubro;2009, às 22h21m.
[2] Twitter , in http://pt.wikipedia.org/wiki/Twitter, acesso em 28/outubro/2009, às 22h05m.
[3] PONTIFÍCIO CONSELHO PARA AS COMUNICAÇÕES SOCIAIS, Igreja e internet, n. 8, in http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/pccs/documents/rc_pc_pccs_doc_20020228_church-internet_po.html, acesso em 28/outubro;2009, às 22h35m

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Caro Pe. Marcos, primeiramente peço desculpas por incomodá-lo neste espaço, mas gostaria de justificar a minha falta na aula de amanhã (04.11.09), fui convocado a participar do juri popular aqui na minha cidade (Banabuiú) e não posso faltar, por isso gostaria de pedir desculpas e conversaremos melhor em outra hora. O comprovante da convocação mostrarei quando vê-lo, se necessário. Obrigado. Ass. Fco Igor R. Brito, turma de enfermagem.
Email: igor2020@hotmail.com

Leia também:

Related Posts with Thumbnails